O índice glicêmico é um fator que diferencia os carboidratos, e que está relacionado com o nível de açúcar no sangue. Toda vez que ingerimos carboidratos, estes entram na corrente sangüínea com diferentes velocidades. Com isso, podemos classificá-los de acordo com a velocidade com que entram no sangue. Quanto mais rápido, maior será a descarga de insulina, pois o corpo tenta manter o equilíbrio.
A escala, relacionada em porcentagens, usa o pão branco, que tem IG igual a 100, como comida padrão.
Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina no sangue são chamadas de baixo índice glicêmico (ideais para a maior parte das refeições diárias), e os que têm descarga alta, de alto valor glicêmico (ideais para as refeições pós treino). 
Importância do índice glicêmico
Se você ingere comidas com IG alto, o corpo lança grandes quantidades de insulina para tentar manter os níveis de açúcar. A insulina é um hormônio que tem o poder de levar o açúcar para dentro dos músculos na forma de glicogênio, mas estes depósitos têm uma capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos gordurosos e triglicérides , que serão armazenados na forma de gordura (aumentando o percentual de gordura corporal).
Caso continue comendo alimentos de alto IG, seu corpo começa a adquirir resistência à insulina. Isso porque seu corpo começa a produzir uma quantidade maior de insulina.
Pessoas com resistência à insulina também possuem o índice de glucagon alto. O glucagon é o hormônio que faz o papel inverso ao da insulina. Quando o nível de açúcar sangüíneo está baixo, ele retira o glicogênio dos músculos para normalizar a taxa sangüínea (diminuindo os estoques de glicogênio muscular, atrapalhando o aumento de volume).
Os indivíduos que possuem diabetes precisam dar preferência aos alimentos que tenham IG menor que 50 (baixo índice glicêmico). Podem consumir moderadamente os de 50 a 90 (moderado índice glicêmico), de preferência com outro alimento rico em fibras (frutas e legumes). Já os acima de 90 (alto índice glicêmico) devem ser consumidos eventualmente.
Índice Glicêmico e exercício físico
Carboidratos que são quebrados rapidamente durante a digestão têm o maior índice glicêmico, enquanto que os que são quebrados lentamente, liberando glicose gradualmente na corrente sanguínea, tem índice glicêmico baixo. Um índice glicêmico mais baixo sugere menores velocidades de digestão e absorção dos açúcares e amido nos alimentos.
Alimentos com baixo índice glicêmico liberam glicose de forma mais constante. Já os com alto índice glicêmico causam maior elevação nos níveis de glicose no sangue e são adequados para recuperação de energia depois de exercícios de resistência ou para uma pessoa diabética que está com hipoglicemia.
Nas horas antes de uma competição, os atletas consomem carboidrato de baixo e moderado índice glicêmico que liberará energia mais lentamente suprindo seus estoques temporários de energia. 
Durante a competição se houver déficit energético usam carboidratos de alto índice glicêmico para manter os níveis de energia . 
Após a competição e treinos longos, ingerem carboidratos de alto índice glicêmico para a recuperação de energia.
A seguir temos uma tabela com o índice glicêmico de alguns alimentos:

É bom sempre lembrar que os carboidratos são de fundamental importância para quem pratica exercícios físicos, e que a falta deles ou sua diminuição em percentuais pequenos na alimentação diária pode acarretar inúmeros transtornos durante a atividade física (principalmente os que pretendem diminuir o percentual de gordura corporal e aumento de volume muscular). 
Usar estes alimentos nas refeições e horários corretos trará com certeza muitos benefícios a todos os praticantes de exercícios físicos.

Dica: Refeições com mais de 4 horas antes do treino = baixo índice glicêmico.
         Refeições de 2 a 3 horas antes do treino = moderado índice glicêmico.
         Refeições após o treino = alto índice glicêmico ( com atenção as quantidades).

Lembre-se !!!!
Se você deseja ter uma boa performance em seu exercício físico não abra mão dos carboidratos pois se consumidos de forma certa estes nunca serão os "vilões" de sua alimentação e sim a "chave"para o sucesso de seu treino.  

BOM TREINO À TODOS !!!!

                                                     Fonte: Estudos em nutrição esportiva(arquivo pessoal)