- Monitorando a freqüência cardíaca, podemos observar que quanto melhor nos exercitamos, melhor será o aproveitamento de nosso Sistema Cardiovascular. Tanto atleta profissional quanto amadores vem há décadas depositando sua confiança na informação proporcionada por seus monitores de freqüência cardíaca, pelas seguintes razões:
- Um monitor de freqüência cardíaca é como um conta-giros, proporcionando uma medição precisa da intensidade do exercício.
- Treinar em seu próprio ritmo ideal se torna possível com um monitor de freqüência cardíaca.
- A medição direta da freqüência cardíaca durante o exercício é a maneira mais precisa para controlar o desempenho.
- O progresso pode ser acompanhado e medido, aumentando a motivação.
Quando você começa a treinar, a freqüência cardíaca se eleva rapidamente em proporção à intensidade do treinamento. Nos Monitores de Freqüência Cardíaca, o cinto transmissor detecta o sinal eletrocardiográfico (sinal elétrico proveniente do seu coração) e o transmite através de uma onda eletromagnética para o receptor de pulso, onde essa informação é digitalizada e exibida. O coração impulsiona o sangue dos pulmões (onde o sangue recebe oxigênio) para os músculos (onde o oxigênio é utilizado como combustível) e de volta aos pulmões outra vez. Quanto mais intenso o treinamento, mais combustível os músculos necessitarão e mais fortemente o coração terá que trabalhar para bombear o sangue rico em oxigênio para os músculos. À medida que você se torna mais fisicamente condicionado, o coração se torna capaz de bombear uma quantidade maior de sangue a cada batimento. Como resultado, seu coração não precisa bater tanto para transportar o oxigênio necessário aos seus músculos, e se reduzem tanto a freqüência cardíaca durante o repouso quanto durante o exercício, em todos os níveis de esforço, poupando assim o coração e minimizando os riscos, tornando seu treinamento mais seguro, confiável e objetivo.
Fonte: Portal vida & saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário