sábado, 12 de março de 2011

TENTATIVA DE EMAGRECIMENTO : EXISTEM ERROS SIM


7 PECADOS DE QUEM QUER EMAGRECER
  Na luta contra a balança as pessoas costumam adotar atitudes indequadas que devem ser evitadas, veja abaixo:
   
1. Estabelecer metas irrealistas para a perda de peso

Cada pessoa tem uma constituição e predisposição para determinado tipo corporal. Por exemplo, sou magra e não me adianta querer virar uma Mulher Melancia que não vou conseguir, a não ser com muito silicone (o que não é minha intenção). O mesmo ocorre para a maioria das pessoas que possui um peso elevado e sonham em ter o corpo da Gisele Bündchen. Além da genética, temos que levar em consideração nosso estilo de vida e nossa saúde. Por isso, pense nestes três fatores na hora de estabelecer suas metas! Se não conseguir atingi-las ficará frustrado e poderá perder tudo o que conseguiu com tanto esforço. Devagar e sempre!

2. Fazer toda dieta da moda que aparece por ai

As dietas da moda (muitas vezes, radicais) prejudicam o organismo porque ora o expõe a períodos exagerados de restrição ora a períodos de excesso. O problema é que a restrição calórica desacelera o metabolismo facilitando o ganho de peso, que é intensificado pelos períodos de excesso em que a pessoa passa a comer mais. Resultado: engorda para além do peso que tinha no inicio da dieta e fica exposto ao efeito sanfona.

3. Comer para compensar problemas

É comum pessoas com maior percentual de gordura procurar a solução de seus problemas emocionais nos alimentos calóricos, como um balde de pipoca ou uma panela de brigadeiro. Esta situação, apesar de ser comum, não é normal e quem passa por isso deve procurar ajuda especializada. Em alguns casos é necessário ajuda de medicamentos para controle de ansiedade e/ou saciedade. Lembrando que a atividade física contribui para diminuição dessas sensações.

 4. Comer fora de hora ou ficar muito tempo sem comer
           
Algumas escapadinhas fora de hora, como um chocolatinho ou uma lata de refrigerante, podem ser suficientes para prejudicar a perda de peso. Ficar muito tempo sem se alimentar também pode causar efeito reverso. O organismo automaticamente se protege armazenando gordura, pois entende que pode haver falta de energia caso essa situação ocorra repetidamente. Procure fazer o possível para comer de 3 em 3 horas alimentos saudáveis, como frutas.

5. Fazer das refeições um momento de tortura

De que adianta saber que um franguinho grelhado com salada faz bem se você tem vontade de comer uma picanha repleta de gordura? Em pouco tempo abandonará a dieta. Portanto, a reeducação alimentar de forma progressiva é a melhor forma de equilibrar os desejos e as necessidades, por isso, não pare de comer todos os alimentos que você adora de uma vez. Continue comendo-os de forma moderada para que tenha também momentos de prazer em sua refeição.

6. Comer alimentos light e diet em excesso achando que eles não engordam
               
Possuem menos calorias, mas se você consome mais do que deveria nada resolve! Alguns devem achar que esses alimentos emagrecem. É muito comum ver isso todos os dias nos restaurantes: pessoas com pratos mega calóricos pedindo coca-cola zero. Vai entender...

7. NÃO PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS
                Principal aliado na perda de peso.

90% das pessoas que mantêm um peso corporal adequado realizam atividade física regularmente, sendo um método muito mais eficaz em comparação às dietas, já que a maioria das pessoas não consegue realizá-las por muito tempo e abandonam-nas. Faça do exercício físico regular um hábito em sua vida. Sempre que for desanimar lembre-se: ao gastar mais calorias posso me dar o luxo de comer um pedacinho de pizza a mais no fim de semana. Sem culpa!


Por Nivia Junqueira Revista Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário