quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

ESTUDOS DERRUBAM MITOS MAIS COMUNS SOBRE A CORRIDA

O que ajuda a reforçar tais mitos é o fato de as pessoas que correm serem mais magras, terem menos gordura corporal e possuir uma aparência diferente em relação a maioria

Os sedentários vão ter que arrumar outra desculpa. Correr não envelhece, garantem novos estudos sobre o tema. Pelo contrário, exercícios têm efeito positivo para o organismo. O corpo humano, dizem especialistas, não foi feito para ficar parado e a corrida traz energia, resistência, melhora o condicionamento cardíaco e imunológico. E ainda ajuda a emagrecer. Envelhecer é um processo inevitável. Ao respirar, geramos radicais livres, moléculas que oxidam as células do corpo. Durante a prática de exercícios, aumentamos a produção destas substâncias.

Estudos indicam, porém, que os esportes também garantem uma maior produção de defesas antioxidantes, que vão atuar no combate aos radicais. "Correr não acelera o envelhecimento, pelo contrário, ajuda a envelhecer bem", diz Mauro Vaisberg, do Hospital Samaritano de São Paulo, especialista em medicina esportiva. 

Defensor de um treino leve, o médico condena o excesso: "O atleta que corre de maneira exagerada, várias maratonas em um ano, começa um processo de estresse oxidativo pelo esforço excessivo. O corpo acaba, então, não conseguindo tamponar estes radicais livres. As substâncias antioxidantes que o corpo produz e as que ingere acabam não sendo suficientes para compensar o desgaste", explica. 

Coordenador da equipe Filhos do Vento, segundo lugar no Desafio Nike 600K, o professor Alexandre Lima é categórico: "Corrida não envelhece, não estraga a pele, não faz o peito murchar, não faz a bunda cair. Pessoas saudáveis, que treinam de forma orientada são beneficiadas pela corrida."

Para ele, o que ajuda a reforçar tais mitos é o fato de as pessoas que correm serem mais magras, terem menos gordura corporal e possuir uma aparência diferente em relação a maioria. Ele não vê problemas em executar exercícios de corrida mais intensos, mas é importante que o corredor tenha um treinador, um nutricionista, um médico.

Ele ressalta que o envelhecimento precoce pode acontecer em casos de atletas profissionais que tenham um treinamento muito intenso, que fiquem expostos ao ar livre, sofrendo a ação do sol e da poluição por muitos anos. Mas mesmo assim, para ele, há opções de filtros solares e roupas esportivas próprias. Ter uma alimentação saudável, comer pouca carne vermelha e muita verdura é fundamental.
                                         

                                                          Fonte: Portal da Educação Física - DEZ 2010 

sábado, 18 de dezembro de 2010

Saiba como evitar a “segunda-feira gorda”

Chega o fim de semana de uma pessoa que se dedica a atividades esportivas. Depois de cinco dias de exercícios, o sábado e o domingo permitem o descanso e diminuem a vigilância quanto ao peso. Na segunda-feira, a balança acusa que o indivíduo engordou, mesmo não exagerando à mesa. A situação é recorrente e contribui para uma preocupação exagerada nos fins de semana que virão. Mas especialistas na relação entre nutrição e preparo físico asseguram não haver motivo para alarme.
A elevação de peso nessas circunstâncias é comum, confirmam profissionais como o fisiologista do exercício Raphael Mafra. Mas a constatação não deve privar ninguém de comer aquilo de que gosta. “De um dia para o outro, em função de um fim de semana com menos qualidade na alimentação e no exercício físico, em comparação com o resto da semana, pode haver aumento de peso, mas eu não afirmaria que é gordura”, argumenta Mafra.
Acostumado a desenvolver treinos para atletas, o personal trainer Carlos Caramello esclarece que a variação na balança pode ter duas causas diferentes do ganho de gordura. A primeira hipótese é o metabolismo ficar mais lento nos fins de semana em consequência de a pessoa não se exercitar. A outra possibilidade é a retenção de líquidos no organismo, causada pela ingestão de sal ou de bebidas alcoólicas. Em ambos os casos, o funcionamento do corpo tende a voltar ao normal com a retomada das práticas desportivas ao longo da semana.
“O acréscimo não costuma ser nem massa gorda nem magra: é apenas o corpo retendo mais água, por isso a diferença de peso. Às vezes, comer uma comida mais saborosa no fim de semana acaba causando isso, pois está com uma quantidade de sal maior do que aquela que a pessoa está acostumada a ingerir durante a semana”, explica Caramello.
Além de não abusar do sal ou da cervejinha, outro jeito de não sofrer com isso é a prática de exercícios também aos fins de semana, ainda que de forma moderada, pois sair um pouco da rotina de exercícios com que o corpo está acostumado é positivo.
“Não há problema em malhar, ou fazer qualquer outro exercício nos sete dias da semana, mas o corpo precisa descansar. A maioria das pessoas que vão à academia não está ali por prazer, e sim para cuidar da saúde. Então é bom mudar o tipo de exercício para algo mais prazeroso. Sair para uma corrida, nadar”, defende Raphael Mafra.
Cuidados na medida em vez de paranoia
O estudante universitário Ivan Schneider procurou um acompanhamento nutricional para evitar a segunda-feira gorda. Desde então, para ele, ficou imperceptível o ganho de peso. “Tento não fugir do padrão alimentar considerado bom, evito hambúrgueres e refrigerantes”, relata Ivan, que malha e luta durante a semana. “Agora meu peso está sempre estável.”
Ele adota ainda a receita de variar de atividade física nos fins de semana, o que contribnui para o bom resultado do seu comportamento alimentar. “Se não pego minha bicicleta e dou umas pedaladas no Eixão aos domingos, vou correndo mesmo. Sem contar esse calor, que pede uns mergulhos no lago”, conta Ivan.
Estratégias à parte, o ponto central da boa saúde ainda está na alimentação adequada. “Exercício físico por si só não emagrece ninguém”, explica o fisiologista Raphael Mafra. “Se a atividade não for acompanhada de uma dieta regrada, o corpo continuará ganhando gordura. Só não fique preocupado demais com isso a ponto de não aproveitar suas comidas ou bebidas preferidas, até porque um churrasco ou um chocolate não lhe farão mal, se consumidos de forma controlada.”
O também estudante Ariel Sangaletti malha de segunda a sexta-feira e vê os quilos adquiridos no sábado e no domingo como estímulo: “Isso me reanima para que eu faça um treino mais intenso no início da semana e volte a uma melhor condição física”.

Fonte: FISIOLOGISTA.COM em: 12/17/2010

domingo, 17 de outubro de 2010

VALORIZANDO O TRABALHO DOS OUTROS

Uma pequena história para valorizarmos serviços de qualidade!

Um dia um diretor de uma grande empresa chamou um rapaz para consertar um de seus computadores que estava com defeito, e ninguém tinha o conseguido consertar, gerando-lhe perda em seus lucros.

O computador era um daqueles gigantes que ocupam uma sala inteira e com um monitor gigante.

O rapaz chegou olhou toda aquela enorme máquina rodou por ela uns 2 minutos, pegou uma chave de fenda e deu 1 volta e meia em 1 parafuso.

Ligou a máquina e ela começou a funcionar com toda sua força, o diretor entusiasmado com o serviço perguntou o preço do serviço para o rapaz e disse que lhe pagaria a vista.

O rapaz então informou o valor:
-Senhor são 1.000,00 Dólares.
Então o diretor apavorado com o valor lhe disse:
-1.000,00 Dólares para apertar 1 parafuso! Isto é um absurdo, ta certo que a máquina custa Doze milhões de Dólares mas o senhor me cobrar 1.000,00 Dólares pelo serviço é demais.Quero uma nota fiscal onde o senhor vai me descrever todo o seu serviço aí sim lhe pagarei o conserto.
No outro dia o diretor recebe a nota que pediu ao rapaz com toda a descrição como havia pedido.


DESCRIÇÃO                                              VALOR
Apertar um parafuso                                   1,00 Dólares
Saber qual parafuso apertar                   999,00 Dólares

TOTAL                                                 1.000,00 Dólares

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DIA DO PROFESSOR

Uma pequena lembrança a uma grande pessoa!!!!

Quando era pequeno, lá pelos meus 7 anos não via tanta importância na palavra "Professor".
Achava que aquela pessoa que estava lá na escola a frente dos alunos era um mero proporcionador de entretenimento, uma pessoa contratada para que os alunos passassem as manhãs ou as tardes.
Com o passar dos anos ainda não dando muita importancia, continuei a seguir minha vida...
Com a entrada da adolescência comecei a compreender um pouco mais o sentido desta palavra, não com a sala de aula, mas sim com os campinhos de terra onde se jogava o bom e até o melhor futebol que já joguei em minha vida. Da escola sim se tinha uma vaga lembrança da primeira professora(Maria Luiza) que me iniciou, depois do professor Jorge de geografia que deu uma prova e nem notou que na 8a série nós estavamos um pouco alterados depois de ter tomado vinho com fanta,e mais adiante duas professoras formidáveis com quem muito me identifiquei e dois profesores que cada um no seu estilo me fizeram aprender disciplinas que nunca pensei que iria gostar (Matemática e Física) o de matemática esqueci o nome mas foi no 2o grau e o de Física o grande Leandro "cachaça" parceiro de Sitio do Beto e farinhada com a rapaziada.
Professora Ana maria(gremistona) que sempre me incentivou no futebol e ficou surpresa quando soube da noticia que agora era eu um "colega" dela e também a Professora de Educação Física também do 2o Grau me esqueci o nome dela também.
Mas voltando aos campinhos, eles que realmente despertaram algo que inusitavelmente pensaria o que era ser "Professor" e ai vem um senhor em especial. Seu "Luiz" um policial militar que perdia às vezes, seu final de semana de folga e de estar com a familia, para digir um time de futebol de uma gurizada danada lá na morada do vale.Este sim foi a primeira pessoa que me espelhou a imagem de "Professor", ensinar a jogar futebol isto acho que não seja a coisa mais importante, mas, a conduta que se deve ter no esporte e conseqüentemente na vida.
A partir daí a palavra "Professor" começou a fazer parte de minha vida e, nunca ia eu pensar que um dia estaria do outro lado da história.
Tive vários "Professores" em minha trajetória de vida, alguns passaram desapercebidos e outros foram fundamentais para a construção da pessoa que sou, pois , professores são sim : orientadores, formadores de carater, de conduta , cuidadores e até em alguns casos pais, mães , tios , tias, irmãos e acima de tudo pessoas especiais com quem aprendemos desde a escrever, falar e até mesmo a nos emocionar.
Hoje sou um deles e levo um profundo orgulho de ter todos eles como mestres e alguns que me incentivaram no inicio do trabalho nas academias da vida também serão lembrados agora: Em especial grande Professor "Moacir" da primeira academia que trabalhei, que hoje estas no céu acompanhando toda a nossa carreira, nunca esquecerei deste grande mestre, Professor João Batista, que também foi um grande parceiro, Professor Paulinho Boff que também me ajudou muito em como ser marketeiro (simplismente o melhor de caxias do sul) e por ultimo alguns mestres do curso de Educação Física que considero feras no que fazem e com certeza influenciam demais na conquista de nossa sabedoria- Alzira da Rosa( Desenvolvimento Humano- Unisul) Bira ( Bioquimica - Unisul) Doralice Pol (Introdução a Edicação Física - Ulbra) Ruy Jornada Brebs(Ulbra)  hoje ensinando no céu , Tiago Baptista (Unisul) e ainda aos que o futuro nos trazer conhecimento e sabedoria para aplicá-lo.


À todos lembrados ou não
Um grande abraço e feliz dia dos Professores....


Vcs são os grandes construtores do conhecimento do nosso planeta !!!!!!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Bate, Bate Coração (Emagreça com saúde)

A quantas anda seu coração durante o exercício? Trate de saber se quer perder peso pra valer
Toda e qualquer atividade física – não só as esportivas – ativam o metabolismo e elevam ao gasto energético.

Até mesmo as mais prosaicas, como escovar os dentes. Mas, claro, o consumo diário vai depender da modalidade e da intensidade do exercício.
Quem quer emagrecer deveria prestar atenção na freqüência cardíaca durante a corrida ou caminhada, exatamente como fazem os que se preocupam só com o condicionamento cardiorrespiratório.

“O ritmo dos batimentos indica o quanto de gordura o corpo está queimando”.
Mas atenção: isso não significa que você tem que se matar correndo na esteira. Suar a camiseta não emagrece.
Então, não engane se, ao subir na balança após o exercício aeróbico, o ponteiro apontar para baixo. O que você eliminou, na verdade, foram apenas água e sais minerais. Basta ingerir o primeiro copo do líquido e pronto: ele é reposto e o peso volta ao normal.
Para oxidar ou “queimar a gordura”, os batimentos devem ficar entre 60 e 75% da sua freqüência cardíaca máxima.
Quem desrespeita esse limite fica sujeito a um mal estar súbito (aquela dorzinha no abdômen) – de um desmaio a um problema cardiovascular.
É fácil calcular qual a intensidade mais adequada ao seu caso. Basta fazer esta conta bem simples:

220 – idade x 0,60 ou 0,75.

O número obtido refere-se aos batimentos cardíacos que você deve atingir em 1 minuto de atividade.
E, para a queima calórica, você tem que se exercitar no mínimo três vezes por semana durante meia hora.
Você há de convir que não seja isso nenhum sacrifício, certo? “É claro que o emagrecimento depende do metabolismo individual mais a dieta do indivíduo, mas, em geral, pode-se perder cerca de 2 quilos ao final de três semanas ”.
Importante: seja qual for a sua idade, consulte um cardiologista antes de iniciar seu programa de atividade física. Assim, além de atingir o peso ideal você terá segurança quanto a resposta do seu organismo frente ao exercício.


















Fuja dos falsos amigos da dieta para emagrecer de verdade

Fique esperto: queijo branco, torrada e chocolate diet são traiçoeiros, vilões do mais bem-intencionado dos regimes.
É automático: todo mundo associa maçã à dieta. Queijo branco também. Porém, ao contrário do que se imagina, vários dos alimentos que se tornaram símbolos do regime alimentar nem sempre merecem a fama que tem. Não que eles não sejam recomendáveis. São sim. Mas nem tanto para enxugar medidas. Há outras opções bacanas para quem, além de emagrecer, busca variar o cardápio.
MAÇÃ
Ela é praticamente o ícone número 1 da dieta. De fato, tem muitos nutrientes e fibras, que seguram o gatilho da fome. No entanto, há quem jure de pés juntos que a fruta deixa um buraco no estômago. Esse é o seu caso? Isso acontece porque, apesar do alto teor fibroso, trata-se de uma fonte de carboidratos simples, como a frutose, que é absorvida rapidamente pelo organismo. Outro ponto a se considerar são as calorias: uma pequena maçã tem cerca de 70, enquanto uma grande, 100. E sabe quantas estão em uma banana nanica? 78! Ainda assim, coitada, o fruto da bananeira leva a fama de fazer engordar. Uma injustiça. Porque ele também é rico em fibras insolúveis, que mantêm a glicemia estável, driblando a fome e a produção excessiva de insulina. A banana é capaz até mesmo de dar maior saciedade do que a popular maçã por apresentar mais amido (um carboidrato complexo, presente em maior quantidade nas menos maduras) e uma textura encorpada. E não pára por aí: a banana preserva a saúde da flora intestinal e contém vitamina B6, que alivia sintomas da TPM. Assada com canela na forma de sobremesa é uma ótima pedida para o paladar de quem não dispensa um sabor adocicado ao final da refeição.
QUEIJO BRANCO

Quem nunca apostou num sanduíche mega-recheado de queijo branco como refeição magrinha? Xiiiii, você sabe quantas calorias tem o queijo branco? Uma fatia do tipo minas (30 g) soma 66. Já 1 porção fina (15 g) de mussarela tem 46 e uma grossa (30 g), 92. Ou seja, o branco não é tão econômico assim e acaba pesando no prato por uma simples razão: Esse tipo é geralmente cortado em fatias bem grossas e, no final, as pessoas acabam comendo muito. Basta lembrar o tamanho dos sanduíches feitos em lanchonetes ou padarias que levam o tal recheio eles são bem grandinhos. Além disso, o queijo branco (assim como a mussarela e o queijo prato) também é rico em gorduras saturadas (que podem fazer mal à saúde, principalmente a do coração, quando consumido em excesso). Pudera, é feito com leite integral. Tem também um teor alto de sódio, que provoca hipertensão. Atenção: ninguém aqui está sugerindo que você exclua o queijo branco do cardápio. Mas dê preferência à versão light e limite sua quota a 2 fatias finas por vez. Melhor mesmo é apostar na variedade, alternando com o peito de peru ou presunto (sem capa de gordura), acompanhado de itens mais leves, como 1 colher de sopa rasa de requeijão light (40 cal) ou de margarina light (32 cal) ou de maionese light (29 cal).

TORRADA

Muita gente desistiu do pão por achar que ele é um tremendo vilão, mas se esbalda com torrada afinal, ela está muito associada a regime. O motivo? Mistério... Na verdade, torrada é pão sem água. Acontece que a água ajuda a saciar mais. Logo, um pão, no caso, doma mais o apetite do que uma torrada. Seu teor crocante é outro fator que gera certa compulsão basta lembrar-se dos salgadinhos de pacote. Não precisa cortar esse ingrediente do seu cardápio. Só é preciso comer com consciência. E saber que o pão pode entrar, sim, na sua dieta, de preferência na forma integral. Alguns dados: 1 torrada light tem em média 35 calorias, enquanto 1 fatia de pão integral light, 50.

CHOCOLATE DIET

Basta aparecer o termo diet na embalagem de um produto para associá-lo a um alimento inofensivo. Errado. No caso do chocolate diet, só não tem açúcar e é voltado para quem não pode consumir esse ingrediente. Porém, para compensar a falta do componente açucarado, a barrinha apresenta na fórmula maior teor de gordura. Do contrário, a consistência não seria a mesma. Logo, a versão diet não é nada indicada para quem quer emagrecer. Já o chocolate light, esse sim tem redução de no mínimo 25% nas calorias em relação à versão original. Porém, cada fabricante decide o quanto, podendo diminuir até mesmo mais do que o normal. Se o seu objetivo for adoçar a boca, vale à pena apostar numa barra pequena (de 20 a 30 g), mas dê preferência ao chocolate amargo mesmo que não seja light. É que ele, sem a menor sombra de dúvida, sacia a fome e reduz a vontade por doce, além de ser riquíssimo em antioxidantes, que ajudam a manter a saúde em alta.

SUQUINHO

Se for para acompanhar a refeição, muito cuidado nessa hora. Prefira os tipos naturais não tão concentrados, como maracujá, acerola, limão. Os de melancia, abacaxi, açaí e os combinados de frutas, além dos clássicos de laranja e tangerina, também são saudáveis. No entanto, como entram muitas fatias ou várias unidades da fruta, a bebida, no final das contas, acaba pesando na balança. Na hora do almoço ou do jantar, vale recorrer aos sucos prontos de caloria reduzida. Eles não são tão nutritivos como os naturais e feitos na hora, mas certamente são uma alternativa mais vantajosa do que os refrigerantes lights. Agora, se quiser recorrer ao suco como lanche da tarde, aí sim vale se deliciar com aquele preparado com a fruta de sua preferência, mas sem açúcar, claro.


                                                Fonte: Revista saúde (Editora Abril)










Aposte nos alimentos que roubam calorias. Sim, eles existem e derrubam o ponteiro da balança.

Esse grupo valoroso é uma mão na roda para quem quer (ou precisa) emagrecer. É bem verdade que ainda não existem evidências científicas que comprovem essa ação exterminadora de quilos extras. Porém, algumas pesquisas clínicas vêm demonstrando que uma dieta com esses ingredientes auxilia, sim, na perda de peso, garante a nutricionista Vanessa Leite, especialista em psicologia do emagrecimento, do Rio Grande do Sul.

Entram nessa categoria os alimentos hipocalóricos e ricos em fibras, que são mais difíceis de digerir. Como se não bastasse tal vantagem, essa turma é ainda carregada de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres responsáveis por toda sorte de doenças.
Porém, apesar de saudáveis, não vale fazer uma dieta só com esses alimentos. O corpo precisa de energia e do equilíbrio entre carboidratos integrais, proteínas magras e gorduras do bem, afirma Vanessa. Então, encare os ingredientes com caloria negativa como facilitadores do emagrecimento e não como as estrelas únicas do cardápio.
É importante lembrar também que o metabolismo varia de pessoa para pessoa, de acordo com sexo, idade, altura, peso, genética e nível de atividade física. Há os que gastam mais do que outros no processo de mastigar, digerir, absorver, armazenar e eliminar substâncias.
Mas afinal, quais são esses poderosos aliados do emagrecimento saudável? Conheça alguns deles e experimente três receitas bem leves para usufruir dos seus benefícios.


Vegetais
Couve-flor, brócolis, aspargos, cebola, nabo, alface, salsão, pepino, chicória, repolho, espinafre, pimenta vermelha, mostarda, cenoura, abobrinha, berinjela, gengibre, mostarda, aipo e agrião.


Frutas
Mamão papaia, morango, tangerina, amora preta, limão, pêssego, goiaba, melancia, framboesa, melão, abacaxi, maçã e laranja.


Tire proveito
Suco de laranja e agrião
Bata no liquidificador 1 laranja + folhinhas de agrião + 1 colher (café) de gengibre sem casca + 1 copo (200 ml) de água gelada.


Sopa de legumes
Descasque os legumes e leve-os ao fogo junto com os demais ingredientes: 250 g de cenoura + 250 g de aipo + 2 nabos médios + 2 dentes de alho + 1 cebola grande + 1 ramo de ervas aromáticas (salsa, tomilho ,louro) + sal a gosto + água.


Sobremesa de abacaxi
Separe 3 rodelas/fatias de abacaxi e deixe gelar. Regue com o suco de ½ limão, raspas da casca e, por cima de tudo, espalhe 1 colher (café) de gengibre ralado.


                                              Fonte: Revista Saúde (modificado) Edotora abril



GORDURA LIBERADA!!!

Ela deixou de ser a vilã de todo prato, de toda hora. Deixou de ser também a eterna inimiga das artérias. E, viva! , dependendo do tipo, pode ajudar até a emagrecer
O século 21 tem se caracterizado pela exorcização e reabilitação instantânea de reputações. A da gordura é um exemplo flagrante. Banido da intimidade das cozinhas, erradicado dos menus de muitos restaurantes e extirpado da fórmula de vários alimentos industrializados, esse nutriente é um daqueles personagens que voltam à boca do povo como um benfeitor injustiçado.



As trevas da imagem dessa substância foram removidas há pouco por um estudo publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition. Assinada por pesquisadores de universidades de peso como Harvard, nos Estados Unidos, trata-se de uma revisão de 21 trabalhos sobre a associação entre o consumo de gordura saturada, aquela da carne vermelha e do chocolate, e a ocorrência de males como derrame e aterosclerose. A conclusão é que a ingestão equilibrada de filé-mignon e afins não elevaria o risco de atentados às artérias.



Outras pesquisas mostram que até mesmo o time saturado tem uma faceta do bem que era, até então, desconhecida. É que essa família engordurada é formada por diversos ácidos graxos e um deles, o esteárico, parece não ser assim tão nocivo às artérias. “No nosso organismo, o ácido esteárico tem sua estrutura modificada pela ação de enzimas”, justifica a nutricionista Ana Carolina Moron Gagliardi, pesquisadora do Instituto do Coração de São Paulo, o InCor . Seu metabolismo, portanto, acontece de maneira diferenciada e não faz subir os níveis de colesterol. Uma fonte dessa substância é o cacau, daí o chocolate amargo ser apontado como amigo do peito.



Mas, se a gordura não é de todo culpada, o que explicaria o aumento sem fim de infartos e acidentes vasculares cerebrais nos últimos anos? Os mesmos especialistas americanos apontam o dedo para os carboidratos simples que aparecem nos doces e no arroz branco. É que muita gente privilegia esse tipo de comida em detrimento das fontes gordurosas. Só que exagerar nessa opção deflagra a resistência à insulina, quando o hormônio encarregado de botar a glicose para dentro das células passa a não funcionar direito, levando ao diabete. “O exagero nos açúcares tem relação direta com as doenças cardiovasculares”, diz a nutricionista Bianca Chimenti, da Clínica BKNR Prevenção e Saúde, em São Paulo.


                                           Fonte: Revista Saúde (modificado) Editora abril









domingo, 26 de setembro de 2010

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES RISCOS AO CORAÇÃO

Ainda falando sobre um assunto antigo, alguns adeptos à musculação ainda usam estas substâncias sem saber ou até mesmo sabendo de alguns riscos.
Até agora só os homens usavam este tipo de substância, ignorando ou não dando importância aos riscos da perda de virilidade e impotência, mas agora surgem muitos perigos relacionados ao seu uso e, as mulheres novas consumidoras, que através da informação popular que estas substâncias emagrecem estão também abusando dos esteróides anabolizantes.
Abaixo deixo um vídeo que fala sobre estes riscos e, depois postarei um outro com  o que acontece com a constituição física após o uso de algumas substâncias.
Espero que este vídeo seja esclarecedor




http://www.youtube.com/watch?v=9PkO20rU1og&has_verified=1







Shakes industrializados secam músculos e não gorduras

Consumo da bebida deve ser moderado e não pode substituir refeições



Seguir um cardápio balanceado e manter a dieta não é tarefa fácil. Você precisa de tempo e disposição para preparar refeições leves, nutritivas e equilibradas, muitas vezes, isso não é possível em meio à correria do dia a dia. Às vezes mal sobra tempo de mastigar, certo? 
É aí que a solução mais fácil aparece: para não ficar sem comer nada ou consumir alimentos calóricos, você substitui sua refeição por um copão de shake e acredita que conseguiu economizar calorias e suprir todas as necessidades nutricionais de que seu corpo precisa para manter-se saudável. 
O problema é que a bebida prática e saborosa nem sempre possui a quantidade necessária de vitaminas e sais minerais presentes em uma refeição e trocar o almoço ou o jantar por ela pode deixar sua imunidade em baixa e causar doenças graves, como anemia e disfunções renais.
"O shake é feito à base de leite e por isso carrega nutrientes importantes para o nosso organismo, porém, não apresenta todas as outras vitaminas e sais minerais que devem compor uma refeição balanceada, o que torna a substituição perigosa. O ideal é consumi-lo como complemento e não como refeição", explica a nutricionista da Unifesp Eliana Cristina de Almeida. 

Raio X da bebida
Um teste divulgado em fevereiro deste ano, realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - Proteste, contestou os benefícios do shakes para a saúde e para a dieta, quando seu uso é contínuo. Além de não possuir a quantidade ideal de nutrientes, a bebida apresenta desequilíbrio nas taxas de vitaminas e sais minerais que possui. 
Entre os cinco produtos testados pela Proteste, nenhum apresentava equilíbrio nutricional suficiente. Os shakes testados foram Bio Slim, Diet Shake, Diet Way, Herbalife e In Natura. 
Segundo a Proteste, três das cinco marcas analisadas (Diet Shake, Bio Slim e Diet Way), fornecem em seus produtos taxas excessivas de carboidratos e proteínas e gordura a menos do que deveriam, o que pode acarretar na perda de músculos(massa magra) e água em vez de gordura corporal, como prometem as embalagens e as tabelas nutricionais presentes nos rótulos destes produtos. 

Sobre estes resultados, as nutricionistas da Nutrilatina, fabricante do Diet Shake, Daniela Tolari, da Herbalife, Lívia Venâncio e a assessoria de imprensa da Bio Slim, afirmam que estão dentro dos padrões estipulados pela Anvisa e pela OMS e que se de fato seus produtos oferecessem riscos à saúde, como sugere a Proteste, certamente não seriam liberados por estes órgãos e que é preciso saber quais critérios foram usados pela Proteste para se chegar a estes resultados, já que, segundo eles, os métodos da pesquisa não foram divulgados. As fabricantes do shake Diet Way e do In Natura não se pronunciaram. 
Bomba de proteína
Segundo a Proteste, o consumo excessivo de proteína promovido pelos shakes, não deveria ultrapassar 10 a 15% do valor energético do produto, porém, em média, todas as marcas apresentam 32% de proteína. 
A nutricionista da Unifesp, Eliana Cristina de Almeida explica que estes substitutos alimentares usados para emagrecer apresentam alto teor de proteínas exatamente para acelerar a perda de peso, porém, este excesso compromete o metabolismo sobrecarregando algumas funções importantes, como a renal e a hepática: "O excesso de proteínas compromete a ação dos rins e do fígado prejudicando a excreção de substâncias tóxicas e a oxigenação do sangue para manter o metabolismo em dia", explica. 

Saiba Mais

Gordura zero
Quanto a quantidade de gordura, a pesquisa da Proteste mostra que os níveis aparecem muito abaixo do normal em todas as marcas, comprometendo a absorção de vitaminas e a síntese de hormônios: "As vitaminas A, B, E e K só são completamente metabolizadas em conjunto com a ação das gorduras no organismo. Quando não ingerimos gordura suficiente para metabolizá-las, corremos o risco de desenvolver anemia e, em pessoas mais velhas, desnutrição", afirma a nutricionista da Unifesp. 
Cadê as fibras?
Já com relação às fibras, para substituir uma grande refeição, os shakes deveriam ter cerca de 10 gramas por porção, segundo a Proteste, porém nenhum deles chega perto deste valor. "As fibras funcionam como uma vassoura que vai limpando todas as impurezas de nosso corpo, se deixamos de consumi-la por muito tempo, deixamos nosso organismo vulnerável a infecções", explica Eliana. Carboidrato, sim! 

Uma dieta saudável também precisa de carboidratos, cerca de 50 a 60%, de acordo com a Proteste, mas três dos shakes analisados, Diet Shake, Bio Slim e Herbalife, fornecem mais do que isso. "Ao contrário do que propõem, os shakes, ao fornecerem alto teor de carboidratos, provocam o acúmulo de gordura já que o nosso metabolismo não consegue processá-los de uma vez só, dificultando o emagrecimento", diz a nutricionista.
Valor calórico que não equivale a uma refeição
Além dos nutrientes necessários para alimentar uma pessoa, uma refeição saudável e equilibrada precisa ter teor calórico compatível com o metabolismo dela para suprir seu gasto calórico diário. 
Segundo a Proteste, alguns shakes possuem valor energético baixo - de 190 kcal (Herbalife) a 230 kcal (Diet Shake) - já misturados com leite. Para a nutricionista da Unifesp, o baixo teor calórico faz com que a pessoa perca, a curto prazo, a disposição e o pique já que não tem energia suficiente para gastar, podendo sofrer enjoos e cansaço anormais.  

Os shakes proporcionam perda de massa muscular e não de gordura.
Emagrecimento que não funciona
A nutricionista explica que este tipo de suplemento não promove a perda de gordura, e sim de músculos e água, comprometendo a saúde de quem os consome: "sem energia os músculos vão se desgastando e perdemos massa muscular e não gordura. O problema disso é que sem os músculos ficamos sem força para executar nossas atividades em especial, as esportivas", diz. 
Exercícios x shakes 
Uma pessoa que substitui suas refeições por shakes e mantém seu ritmo de treino gasta suas reservas de glicose do organismo, perde massa muscular e corre o perigo de ficar desnutrida ou ter uma crise glicêmica. "Se você gasta mais energia do que consome e não tem os nutrientes adequados, fica fraco e sem combustível, daí a baixa na taxa de glicose e os enjoos típicos de quadros de sobrecarga metabólica", afirma a especialista da Unifesp. 

Versões leves e caseiras fazem a diferença
Segundo a nutricionista, as versões caseiras dos shakes são mais saudáveis, porém, mesmo assim eles não devem substituir refeições, mas atuar como complemento.
"Eles são mais saudáveis porque não têm os produtos químicos próprios da industrialização, mas nem por isso são completos o suficiente para substituir o almoço ou jantar. A escolha entre o industrializado e o caseiro vai depender da disponibilidade da pessoa de preparar algo, mas não se deve perder de foco o benefício apenas complementar destas bebidas", explica Eliana Cristina de Almeida.  

                                                                                           FONTE: Portal vida & saúde


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ALIMENTOS QUE AJUDAM A DIMINUIR O ESTRESSE

Os alimentos funcionais estão em evidência nos últimos anos sendo publicado inúmeros estudos que comprovam os seus benefícios. Alguns alimentos destacam-se por ter ação de diminuir o estresse, a tristeza e a irritação.

CASTANHA DO PARÁ: Melhora os sintomas da depressão. Rica em selênio, um agente antioxidante que diminui a formação de radicais livresno organismo.
JABUTICABA: Contém ferro e vitamina C que atuam no bom funcionamento do metabolismo energético e tem ação antioxidante. Rica em carboidratos que fornecem energia.
LARANJA: Ajuda o sistema nervoso trabalhar adequadamente, pois é rica em vitaminas C e do complexo B. O complexo B é importante para o metabolismo energético e proeteico. O cálcio presente ajuda na ação muscular e diminui o estresse de treinamentos. É uma fonte energética e hidratante.
OVOS: Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina e o ácido fólico. A carência desses nutrientes podem causar apatia, ansiedade e perda de memória.
BANANA: Rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. Ajudam no metabolismo energético e podendo diminuir a ansiedade.
UVA: Os flavonóides são componentes que retardam o envelhecimento por sua ação antioxidante. Estudos realizados comprovaram que a uva e seus derivados, são excelentes alimentos para o coração.



                                                                                 FONTE E CREDITOS 
Denise E. Pinto

Porto Alegre, RS

Nutricionista do Porto Alegre Futebol Clube, formada pela PUCRS e especialista em nutrição esportiva e treinamento físico pela Unisinos. Atua nas áreas de nutrição para perda de peso, hipertrofia e esportiva em atletas e amadores. CRN26584P






domingo, 19 de setembro de 2010

Minhas queridas alunas!!! Segue algo sobre hormônios muito importante

SEUS HORMÔNIOS ESTÃO LHE TIRANDO DO SÉRIO? 

EXERCITE-SE!

A menopausa é caracterizada pela redução drástica na produção dos hormônios estrógeno e progesterona pelos ovários. Não é uma doença, é apenas um estágio na vida da mulher. A principal característica da menopausa é a parada das menstruações. No entanto em muitas mulheres, ela se anuncia por irregularidades  no ciclo menstrual como: menstruações menos ou mais frequentes, hemorragias ou sangue escasso. Não existe idade predeterminada para a menopausa. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, mas também pode ocorrer a partir dos 40 anos sem que isto seja um problema (Pérez-López et al 2009).
Os hormônios ovarianos têm papel primordial no controle do metabolismo lipídico-hepático. Esses hormônios modulam o empacotamento, exportação e oxidação de lipídios no fígado. A sua ausência ocasiona em muitos casos o quadro do fígado gorduroso. Frequentemente, mulheres em menopausa  fazem reposição hormonal para amenizar os diferentes efeitos colaterais decorrentes da queda dos hormônios. No entanto, tal reposição é custosa e pode trazer alguns desconfortos, além de aumentar a probabilidade de desenvolvimento de algum tipo de tumor (Bluming e Tavris 2009).
Digno de nota, o grupo do Prof. Dr. Jean Marc Lavoie (Department of Kinesiology, University of Montreal) vem desenvolvendo pesquisas com ratas ovarectomizadas (modelo animal que simula o estado da menopausa em mulheres) com o intuito de explorar os exatos mecanismos da queda dos hormônios ovarianos  e sua relação com  o acúmulo de gordura no fígado. Seus estudos exploram em especial o metabolismo lipídico hepático (quadro do fígado gorduroso) associando-o à reposição de estrógeno, ou aplicação do protocolo de treinamento aeróbio e a associação de ambos os tratamentos (reposição de estrógeno mais treinamento aeróbio). Seus resultados demonstram que a reposição hormonal assim como a aplicação do protocolo de treinamento aeróbio durante  oito semanas previne o acúmulo de gordura no fígado das ratas “menopausadas”. Porém, nenhum efeito aditivo foi encontrado nas ratas treinadas que tiveram reposição hormonal.
Em poucas palavras, a realização do exercício aeróbio de maneira crônica é tão eficiente quanto  a reposição hormonal no que diz respeito à prevenção do quadro do fígado gorduroso. Não podemos esquecer que a terapia da reposição hormonal tem custo elevado e ainda pode  aumentar as chances de surgimento de tumores.
 

                                                                                  Fonte : Portal próximus

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

MONITORAMENTO DE FREQUÊNCIA CARDÍACA NO ESPORTE (BENEFÍCIOS PARA SAÚDE)



  • Monitorando a freqüência cardíaca, podemos observar que quanto melhor nos exercitamos, melhor será o aproveitamento de nosso Sistema Cardiovascular. Tanto atleta profissional quanto amadores vem há décadas depositando sua confiança na informação proporcionada por seus monitores de freqüência cardíaca, pelas seguintes razões:
  • Um monitor de freqüência cardíaca é como um conta-giros, proporcionando uma medição precisa da intensidade do exercício.
  • Treinar em seu próprio ritmo ideal se torna possível com um monitor de freqüência cardíaca.
  • A medição direta da freqüência cardíaca durante o exercício é a maneira mais precisa para controlar o desempenho.
  • O progresso pode ser acompanhado e medido, aumentando a motivação.
Quando você começa a treinar, a freqüência cardíaca se eleva rapidamente em proporção à intensidade do treinamento. Nos Monitores de Freqüência Cardíaca, o cinto transmissor detecta o sinal eletrocardiográfico (sinal elétrico proveniente do seu coração) e o transmite através de uma onda eletromagnética para o receptor de pulso, onde essa informação é digitalizada e exibida. O coração impulsiona o sangue dos pulmões (onde o sangue recebe oxigênio) para os músculos (onde o oxigênio é utilizado como combustível) e de volta aos pulmões outra vez. Quanto mais intenso o treinamento, mais combustível os músculos necessitarão e mais fortemente o coração terá que trabalhar para bombear o sangue rico em oxigênio para os músculos. À medida que você se torna mais fisicamente condicionado, o coração se torna capaz de bombear uma quantidade maior de sangue a cada batimento. Como resultado, seu coração não precisa bater tanto para transportar o oxigênio necessário aos seus músculos, e se reduzem tanto a freqüência cardíaca durante o repouso quanto durante o exercício, em todos os níveis de esforço, poupando assim o coração e minimizando os riscos, tornando seu treinamento mais seguro, confiável e objetivo.
                                                                      Fonte: Portal vida & saúde

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ainda sobre mulheres e corpo perfeito.

Seguindo a linha de pensamento do post anterior, a busca pelo corpo perfeito por parte das mulheres ainda tem a ajuda de alguns "PROFISSIONAIS" que se apresentam como orientadores na busca por um corpo mais magrinho.

Cuidado!!! oftalmologista cuida dos olhos e nao uso-os como diagnostico.
Lembro sempre que ha otimos profissionais em todas as areas, mas, infelismente existem os que aproveitam de algumas pessoas para ganhar dinheiro.
Diagnostico hormonal so com um endocrinologista confiavel.

ai vai o link de uma reportagem fresquinha do JORNAL HOJE de 06-08-2010.

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/08/prescricao-de-receitas-para-emagrecer-vira-negocio-no-interior.html

Vamos ter cuidado meninas!!!!!!

Mulheres,corpo perfeito,anabolizantes,termogenicos.

Todos sabem de nossa preocupação e responsabilidade na orientação de atividades físicas, devido a isso mais uma vez venho expor o risco de se usar fármacos com intuito de otimizar performances ou objetivos nas atividades cotidianas.



Em anseios de ter um corpo cada vez mais sequinho ou magro as mulheres vem aderindo cada vez mais ao uso destas substancias.Algumas ate usadas como medicamento, ai e que esta a questão, alguns destes fármacos são considerados anabolizantes e tem alguns efeitos colaterais importantes.


Aqui chamo a atenção a uma droga cada vez mais utilizada pelo publico feminino a oxandrolona que e utilizada como termogenico.


Vai ai algumas curiosidades sobre a oxandrolona e seus efeitos colaterais.


Em ciclos de definição, onde o foco é a perda de gordura, drogas com forte ação androgênica como a drostonolona e a trembolona podem ser associadas à oxandrolona.Todos estes são derivados da testosterona (hormônio masculino).


Mulheres e a Oxandrolona


A oxandrolona tem sido a droga mais utilizada por mulheres nos dias de hoje. A sua popularidade entre esse grupo parece ter aumentado graças ao baixo efeito androgênico que ela tem sobre os seus usuários. Para as mulheres, isso significa ter sob controle o seu maior medo, a virilização. Seguindo a dosagem normalmente utilizada, que está situada entre 5mg e 30mg por dia, colaterais como aparecimento de pelos pelo corpo, alterações no timbre da voz e hipertrofia no clitóris não são comuns. No entanto, mesmo dentro da dosagem que é considerada normal nos dias de hoje a virilização pode acontecer.

QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS PRÓPRIOS DAS MULHERES ?


- alargamento do clitóris


- diminuição da produção de estrógenos e progesterona


- inibição da ovulação


- alterações do ciclo menstrual


- amenorréia (suspensão temporária da menstruação)


- aumento inicial da libido


- pele oleosa


- crescimento dos pelos


- surgimento de pelos em locais não comuns


- rouquidão


- engrossamento da voz


- comportamento masculinizado


- danos irreversíveis ao feto.


Bom também ressaltar que usado como termogenico, o risco de AVC ou infarto devido a alta atividade cardíaca estará sempre eminente.


Fonte: portais relacionados a fisiculturismo, musculação e agencia nacional de vigilância sanitária.






Se liga ai mulherada!!!!!







INICIANDO AS ATIVIDADES



Bom dia á todos!!!!!!
Aderindo as novas tecnologias, venho agora a trabalhar com esta ferramenta muito útil nos dias de hoje, o Blog.
Primeiro usando-o para o marketing ( aproveitando hehehe) e depois para compartilhar com quem acessar, ideias e peculiaridades sobre treinamento fisico,nutrição, qualidade de vida e etc... e, principalmente abrindo uma outra porta de acesso aos meus alunos.

Vamos lá!!!


Espero que esta ferramenta seja muita de utilidade para todos nós!!!


Um grande abraço para todos!!!


Prof. Alex